domingo, 10 de abril de 2011

A ENERGIA DOS ALIMENTOS E OS CAMPOS DO DIA



Podemos perceber na natureza duas polaridades antagônicas. A primeira, denominada salina, apresenta características de contração,concentração, frieza, enfim tudo aquilo que indica uma tendência à mineralização, esfriamento, cristalização.  A outra polaridade, denominada sulfúrea, se manifesta de maneira inversa, apresentando características de expansão, dilatação e aquecimento, indicando uma tendência à dispersão, volatilização.
O relacionamento entre essas duas polaridades se realiza através de um terceiro elemento, o rítmico denominado mercurial.
(O princípio da trimembração, ou seja, da harmonização de duas polaridades antagônicas através de um terceiro elemento rítmico, tem sua correspondência no ser humano, no reino animal e no reino vegetal )
Segundo a trimembração da planta, a atuação dessas forças difere em cada uma de suas partes.Cada parte é gerada pela continuidade de forças opostas e complementares. As manifestações das forças telúricas(SALINAS) e celestiais(SULFURICAS) interagem incessantemente para este movimento.
Para entendermos melhor este processo podemos observar ,como exemplo, as plantas superiores que dão flores e frutos.
 

Ao semearmos um vegetal, podemos perceber que a energia (Yin) da terra=colo da mãe natureza (1) acolhe a semente=origem da vida (2) (Yang) e permite que ela  possa se manifestar complementarmente. Sua manifestação gerará a interação dessas duas energias, criando uma terceira, o Broto (Yin); o movimento Yin de expansão da semente (Yang).

Com estes movimentos inicia-se a transformação em um processo rítmico de contração e expansão, criando assim o equilíbrio.

Do broto(3) (Yin) são geradas as raízes(4) (Yang) - movimento de contração - que mergulham no solo  e escolhem os minerais que lhe são necessários.
Em seguida, o desenvolvimento do talo(5) (Yin) onde circula a seiva que é "o alimento da planta", o talo é o canal de interligação da energia telúrica com a energia celestial.

Depois  os nós(6) (Yang) aparecem como a concentração da seiva para a formação da folha(7) (Yin.

No crescimento rítmico do caule dá-se a continuidade do movimento da folha (Yin) formando o cálice(8) para dar origem a flor (9) (Yin).

A partir da flor (Yin) dá-se a formação dos frutos onde o cálice (10) (Yang) torna a aparecer para dar origem ao fruto(11) (Yin) .

Neles que estão contidas as sementes(1) . Com a queda do fruto, a semente volta da terra, mantendo assim a continuidade do ciclo da vida. 
Com estas relações, poderemos classificar energeticamente os alimentos, seguindo o ciclo da mãe natureza: 
                                                     SEMENTES - YANG - "Origem da Vida" 1-Cereais ( alimentos ricos em fibras, germens e carboidratos) Ex: arroz, trigo, milho, aveia, centeio, cevada, painço,sorgo, triticale, teff, espelta . Aqui tb entram os considerados pseudocereais como: quinoa,amaranto,trigo sarraceno 2 .Leguminosas:( frutos que nascem em vagem: são alimentos ricos em sais minerais, proteína vegetal, alimentos ácidos. Ex;     grão de bico, ervilhas, lentilhas, fava,amendoim e todos os feijões. 3-Sementes: alimentos ricos em proteína vegetal, óleos e fibras. Ex: gergelim, mostarda, papoula, abóbora, girassol, linhaça... 
BROTOS - YIN:alimentos ricos em sais minerais, vitaminas, água e energia vital (origens crus). Ex: brotos de feijão moyashi,  alfafa,  etc) 
RAÍZES – YANG  1- Raíz: alimentos ricos em fibras, vitaminas, sais minerais. Ex: nabo, beterraba, rabanete, cenoura, bardana, lótus,  gengibre, ginseng, kabu. 2-Tubérculos: alimentos ricos em carboidratos. Ex: mandioca, cará, inhame, batata-doce, mandioquinha, batata, etc.                          
TALOS OU CAULES – YIN - alimentos ricos em fibras, sais minerais, fibras, vitaminas, enzimas. Ex:  talos de todos os vegetais , agrião, espinafre, brócolis, couve-flor, aspargo ...
NÓS - YANG: concentração da seiva do alimento. 
FOLHAS – YIN ; alimentos ricos em clorofila, importantes para a oxigenação celular.1- Folhas verde-claras: alimentos calmantes do sistema digestivo, ricos em água. Ex: alface, acelga, etc.2- Folhas verde-escuras: ricas em clorofila, fibras, alimentos alcalinos e amargos. Ex: agrião, escarola, mostarda, catalônia, dente de leão, espinafre, etc. 
CÁLICE DA FLOR – YANG.
FLOR – YING : alimentos ricos em vitamina D principalmente. Ex: couve-flor, brócolis, alcaparras, etc. 
 FRUTOS – YIN : alimentos ricos em sais minerais, vitaminas. 1-Frutos ácidos: tomate, pepino, berinjela, jiló, maxixe, quiabo, etc. 2-Frutos alcalinos: chuchu, abóbora, abobrinha, etc. 3-todos os alimentos ricos em frutose, portanto carboidratos mais leves. maçã,banana, laranja,mamão,etc

A Cosmologia,segundo Juan Uviedo,  divide o dia em 4 campos :campo de fogo = do nascer do sol até meio dia; campo de terra = do meio dia às 6 da tarde ; campo de água=das 6 da tarde até meia noite e campo de ar= da meia noite às 6 da manhã. 











Fazendo a correspondência teríamos:

Nas horas do campo de  Fogo a energia é Yang   enquanto que no campos de Terra  a energia é Ying .
No horário de  campo de fogo( do nascer do sol até o meio dia) nossa alimentação deveria previlegiar os alimentos de energia yang como sementes, raízes , tubérculos, grãos ...     No horário do  campo de terra ( do meio-dia até o por do sol) a alimentação deveria ser mais ying com brotos,talos,folhas,flores e frutos.
 Não deveríamos nos alimentar após o por do sol como o fazem os monges e muitos povos que tem esse salutar hábito) ,ou seja não deveríamos  nos alimentar nos campos de água e ar



Talvez se seguíssemos  esse movimento da natureza viveríamos muito melhor.
( Esta postagem é um estudo da minha amiga Neide que achei bastante interessante e ,com a devida autorização, resolvi postar aqui para vcs.)
.

Um comentário:

  1. Ficou ótima a postagem, Marluce! Muito interessante o estudo, no qual se vê as bases da sabedoria milenar. Parabéns à Neide e a você pelo belo trabalho.

    ResponderExcluir