segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

COZINHA MÁGICA
Na Montanha do Juan, sempre cozinhávamos usando os preceitos  Xamânicos da Cosmologia, ou seja  dentro dos quatro elementos e suas doze  energias.
Então além do fogo e da água, se contava até doze  entre temperos e alimentos. Exemplo: sal, feijão, arroz, óleo, cenoura, frango, cebola, alho e assim até doze. Posso garantir que era uma  comida que  nutria mesmo que a porção fosse reduzida. Os mais pequenos tinham preferência no  repeteco.   Todos lavavam seus utensílios e a limpeza das  panelas e da cozinha era revesada.  
Assim também os  moradores  ou quem  passava uns dias lá com mais freqüência, deveria aprender a fazer o pão. (Ah! O pão da Matilde.)
Como as cores do fogo são preto, vermelho e dourado, deve-se visualizar o preto no chakra do centro para cozinhar ( vermelho para esquentar-se, dourado para homenagear).
Quando estamos fazendo pão, cortando legumes, mexendo os alimentos na panela, devemos conjurar (falar),  desejando  a todos os comensais saúde, paz, alegria, vitalidade etc..
 Escolher os alimentos e cozinhar deveria ser um ato de amor, um momento muito importante e não uma ação rotineira, pois estamos cuidando do corpo e do espírito.
Se colocarmos “ combustível  errado no carro” ele vai apresentar defeito com certeza.
Somos resultante daquilo que comemos e do que sentimos ( pensamentos).
As doze cores e seu uso dentro do elemento fogo:
Vermelho = Esquentar-se
Dourado = Homenagear
Preto = Cozinhar ( alimentos)
Verde = Cozinhar (cura)
Marrom = Queimadas
Amarelo = Cozinhar (fumaça )
Violeta = Incinerar
Celeste = Criar
Prata = Alquimizar
Branco =Limpar
Rosa = Festejar
Azul = Iluminar