terça-feira, 19 de abril de 2011

Significado do Prata


É a cor que representa a rapidez, o movimento, por este motivo sua ligação com a invisibilidade. Ficar em evidência não é de sua índole.
É uma energia de essência guerreira, mas ligada a planificação das ações, que não vai para a guerra sem um plano de ação bem elaborado ( eu vou lá, vou falar isto e aquilo), considerada  grande estrategista e com incrível jogo de cintura.  
Pertencente ao elemento água, tem aguçada intuição, clarividência, sonhos premonitórios e facilidade em experiências em outras realidades.
Com moral flexível é determinado e capaz de grandes feitos para conseguir o que deseja. É cativante e cordial mas instável em seu humor e em seus relacionamentos.
Dono da sedução e do romance, capaz de súbitas e grandes paixões.
Em seu lado negativo é extremamente temperamental, comportamentos ligados a vícios, roubos, charlatanismo e etc.
É a cor que representa a Cosmologia, pois está sempre em movimento se aprimorando e também o signo de peixes

segunda-feira, 18 de abril de 2011

PALESTRA DE JUAN UVIEDO



            Aqui estamos nós, em Poços de Caldas, Minas Gerais, no Brasil, na América do Sul, no Hemisfério Sul, no Planeta Terra e este é um sistema solar, que é um dentre inúmeros sistemas solares que pertencem ao Cosmos. Mas quem sou eu?
            Se quero saber quem sou eu e olhar de cima, não vou me enxergar. Como fazer para fazer-me enxergar? Para poder ser eleito, para poder ser perdoado, para ser aceito, para ser salvo?
            Para conseguir isso é necessário brilhar - o que não se consegue com nenhum sabão em pó. Brilhar é o produto de algo harmonioso, é o produto de algo que está em comunhão, de algo que está equilibrado, de algo que está em sintonia, de algo que está em harmonia com meu corpo, com Poços de Caldas, com Minas Gerais, com o Cosmos enfim.
            Chegar a esta harmonia com o Cosmos, chegar a essa dimensão do Cosmos nos obriga a uma interpretação do movimento. É como se fôssemos pelo mato e teríamos que chegar em cachoeiras. Vamos abrindo nosso caminho, vamos aproveitar o caminho deixado por outro, vamos tentar harmoniosamente chegar ao objetivo.
            O que é chegar, harmoniosamente, ao objetivo?
            É necessário entrar no ritmo: se vai dançar rock, deve-se ouvir rock, se vai dançar valsa, não se ouve pagode...
            E como se entra no ritmo?
Bem, entra-se no ritmo, primeiro, sendo um som. E se eu sou um som é porque estou em comunhão, estou harmonizado e minhas partes que formam meu eu, estão em equilíbrio.
O que forma meu eu?
São quatro espíritos: um de fogo, um de terra, um de água e um de ar.
Cada espírito tem três energias, três forças e há muitos que sabem que o fogo é o preto, o dourado, o vermelho; a terra é o marrom, o amarelo e o verde. A água é o celeste, o violeta e o prata e o ar é o azul, o branco e o rosa. Isso depois podemos transformar em termos astrológicos, para compreender.
Essa harmonia que eu tenho que conseguir dentro do meu corpo, é a mesma coisa sobre a qual falaremos em Feng Shui. É necessária harmonia dentro de nós.
Temos que saber distinguir, aclarar, pois estamos à porta de algo muito importante - o 3° milênio - é um momento difícil, e nem há necessidade de falar sobre as coisas que estão acontecendo, ou seja, terremotos, violências, vulcões, maremotos, ciclones; pessoas que cortam o próprio braço para receber auxílio-acidente; pessoas que se fazer assaltar - para receber seguro; gente que vende filhos para comprar material de construção ou para comprar cesta básica, gente que troca filhos por prazeres sexuais. O mundo é uma Babilônia - isto não demonstra que estamos à porta de algo que pode ser um abismo?
Sabem que nas pirâmides do Egito há registro de todos os acontecimentos e quando se chega ao ano 2000 há um buraco - um vazio. Até aí escreveram a história.
Não estou dizendo que vamos morrer ou que o mundo vai acabar. Nada acontece assim, de pronto.
Vamos a caminho de - e se vamos a caminho de, devemos aperfeiçoar-nos, devemos cuidar-nos, por-nos bonitos - acordar a cada manhã e dizer: "Ai! Que bonito sou - não sei porque minha mãe me fez tão bonito!"
Viver com alegria de viver, ser bonito e tentar ser bonito, sentir-se bonito dentro da tribo que compartilharmos. Todos vivemos numa tribo, participamos de uma tribo, clã ou família, como queiram chamar.
Sou contrário a que a professora, na escola, seja chamada "Tia". Ela deve se dar conta de que, ao ser chamada assim, está trazendo problema familiar para a escola.
A escola não é o lar. Se eu sou educado por minha tia, tenho toda a confiança que tenho em minha mãe e alguma coisa mais. Cria uma relação diferente, emocional. Voltando ao assunto:
No próximo milênio as coisas parecem vir muito fortes e se faz necessário tentar sobressair, tentar triunfar.
Nos Estados Unidos, parece que em Dakota do Sul, havia em uma rua, três cabeleireiras. Essas cabeleireiras lutavam pela clientela baixando os preços. Uma cobrava R$ 1,00 pelo corte de cabelo, outro punha a R$ 0,50. Brigaram, brigaram, até que apenas uma triunfou. As outras duas desapareceram.
Fizeram uma entrevista com uma delas, no suposto ano de 2005, pela revista George, e lhe perguntaram o que sucedera com as outras duas, que desapareceram. Respondeu ela: "Não sei, acho que mudaram de profissão ou morreram". Perguntaram: "E como ficou você?" Respondeu: "Quando eu me dei conta que brigávamos as três, eu comecei a pôr lenha, par que brigassem as duas entre si. Quando ficou uma, eu enfrentei apenas essa e a que havia perdido, veio a meu favor. Aí ganhei".
Esse é um exemplo do que é a batalha para chegar ao terceiro milênio, teremos que nos defender, mas não com a violência de que se utiliza a gente com pouco conhecimento, mas com nosso resplendor, devemos ser o melhor que pudermos. Porque todos temos virtudes e se não as temos, devemos faze-las.
Se temos  repetido erros que se tornaram vícios após ser defeitos, se limpamos esses vícios, podemos criar a melhor das virtudes.
Não há melhor virtude que algo que vem depois de um vício.
Conversando com alguns amigos sobre as primeiríssimas civilizações ou primatas, evolução e de pronto a decadência, perguntaram se era a mão de algum deus extraterrestre. Respondi: "Não, é o movimento. Qualquer coisa que você atire, num momento cai. Mesmo que haja um impulso de um deus ou deuses extraterrenos, ou de forças, ou de forças extraterrenas, não quer dizer que isso seja contínuo."
Estamos com grandes problemas especialmente na alimentação. Cuidado com o que comem; cuidado com o que compram envasado, enlatado. Eu recomendaria que cada um tivesse em sua casa, até em seu banheiro, vasos com hortaliças. Saber o que se come, o que se põe dentro do corpo é importantíssimo. O respeito ao corpo tem primordial importância. O Tao nos fala muito melhor, Lao-Tsé nos fala muito da importância do respeito que devemos Ter com aquilo que ingerimos. Por que depende do que se alimenta o que vamos a ser. Quando se tem uma alimentação desequilibrada, haja banheiro. Ensino aos meu filhos, quando os vejo ingerindo "porcarias": ao primeiro cocô, puxem a descarga. Só o primeiro tem cheiro.
Se no trabalho tenho um chefe que é uma fera, se meus empregados são malas, se a empregada é uma mosca morta; se eu me "alimento" disso, imaginem como vão ser meus atos, quando chego em casa- Sem paciência.
Assim, precisamos compreender nossos filhos quando voltam da escola, onde se "alimentam" tão mal.
Não culpo os professores, mas o sistema.
Energias mal utilizadas - ficam estacionadas.
As pessoas mais sensíveis saem mais carregadas, porque estão acostumadas com o corpo mais aberto.
Quando você tem que ir a algum lugar difícil, como Posto de Saúde, o primeiro a fazer é fechar o corpo.
Para "fechar o corpo", vou pensando no que faço: mando meu pé direito pisar no tapete, meu pé esquerdo, minha mão estico para cumprimentar... Se eu entro com o corpo fechado, não me preocupo se pensam que estou louco.
Recomendo como exercício, em casa: falem o que estão fazendo.
O 2° milênio era o milênio do carma, assim como o primeiro foi o dever ser e no 3° o terráqueo vai ter sua missão. Do 1° ao 2° milênio, as pessoas se desesperavam dizendo: "eu não pude ser, que carma tão grande", e se matavam... Agora não: "eu passei meu carma, eu quero ter minha missão" ... e matam....
A história é diferente. Se Cristo é o amor, o anti-Cristo é a violência. Não se tem que buscar o anti-Cristo físico, palpável, porque é a violência desmedida, desbragada.
A situação vai piorar para aqueles que não sabem dominar seus desejos. Se domino o "skate", não devo desejar ter carro, lanchas, aviões. Devo ser o melhor do mundo no "skate", ou aprimorar minhas virtudes.
Tenho que entender que devo defender como um guerreiro, com todas as minhas forças, a minha virtude. E ser salvo por essa virtude. E todos temos virtude. Essa necessidade de salvação, de resgate, que têm os diferentes planetas é porque, para eles, também, ocorre o 3° tempo, que é a missão do resgate, não somente entre os planetas, mas também entre os condutores de homens. Cada homem tem que resgatar os possíveis. Ouvem alguns ao Bispo Macedo, outros ao "ligue djá", todos tentam salvar. É a mensagem.
Há necessidade de seleção entre as pessoas e essa seleção, inconscientemente, está sendo feita.
Há cada vez menos lugares, é como um funil que filtra cada vez mais. Lembrar a história das três cabeleireiras.
Há que defender seu lugar, sua posição a gritos.
Estão se unificando fábricas, bancos, telefônicas... Salvemo-nos e à nossa família, nossa tribo. É horrendo dizer, mas não há tempo para salvar todos.
A Terra tem proteção, especialmente Minas Gerais. Vocês moram em um lugar eleito pelos deuses. Embora haja um vulcão dito extinto, mas como sai água quente? (Poços de Caldas).
Hoje não se pode acreditar em ninguém fora da nossa tribo, principalmente em médicos que fazem cirurgias sem necessidade (em pessoas ricas).
Cuidemos de crescer.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

SIGNIFICADO DO PRETO

Se o amarelo por sua ideologia, representa o  presente, o preto trás a conotação de futuro, pois esta energia sabe como planejar metas para se chegar ao objetivo. Preocupa-se com o amanhã para ter a segurança de que no futuro tudo que for necessário está garantido. Está aí sua ligação com o lado material, ganhos, bens, patrimônio, dinheiro, pois para tudo isto se torna necessário planificar, idealizar.
 É responsável pelo corpo, ossos, músculos, dentes,  somatizando  os problemas de posse mal resolvidos em uma série de doenças nestas estruturas.
Energia com força criadora e masculina em sua essência, independente do corpo que habita, é considerada pai de todas as cores. Sabe o que quer e luta para alcançar suas conquistas. Fidedigna em seus atos, firme em seus propósitos e opiniões  orgulhando-se de sua coragem e dignidade, honrando assim seus compromissos e contratos.
Inteligente traz boa capacidade de raciocínio e memória.
O Preto tem ligação com o planeta Plutão, está no Ori dos leoninos, é de natureza anárquica. Plutão está relaciona com os líquidos das profundezas da terra, influenciando assim os do organismo e, mal posicionado no mapeamento pode representar problemas de saúde referentes.
 Deste aspecto advém sua capacidade em conhecer não só o inconsciente individual mas referência para o coletivo incluindo grandes transações  internacionais, econômicas e financeiras.
Sendo uma energia que impulsiona os instintos profundos, seu magnetismo lhe confere um lado de paixão e grande energia sexual.
No seu lado negativo se encontra o mau uso de suas qualidades inatas aparecendo o preocupado, orgulhoso, vaidoso, tenso, inafetivo e covarde. Não esquecendo evidentemente do usurário e interesseiro.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

O Cérebro

(palestra proferida por mestre Juan)
Fala-se do cérebro na Cosmologia por ser considerado o centro de comando.Não nos interessa a composição da massa encefálica, mas sim a energia 

que aciona e faz com que o cérebro seja, constantemente, uma espécie de “vibrador” – ele vibra sempre. Chegarão a sentir isso quando ficarem mais sensíveis, com o cérebro mais descansado, exacerbado ou tranqüilo. Auriaticamente  pode-se ver e as veias também são vistas. Conforme o ritmo do cérebro, inflam-se as veias dele, aparecem as veias da testa. Está havendo mais eletricidade.

No cérebro há como uma fábrica, onde se pega a essência energética.
Há o cérebro que é um “catador” de forças energéticas, de vibrações naturais, provocações lógicas, assim como se provoca o trovão, como se provoca o raio, as luzes no céu, assim em nosso cérebro há um movimento como de um aparelho eletrônico. Há lâmpadas 

que acendem e um vai e vem, há condutos. Digo sempre que o cérebro parece-se com um sabonete. As energias, ao relacionar-se, abrem canais e condutos que fazem com que você tenha mais capacidade cerebral ao aumentar o número de relações entre as energias. Tem as coisas mais claras, pensa mais e pode ver as coisas com mais amplitude.

Como já disse: existe uma mulher lavando roupa. No 1º tempo da vida, vocês são a roupa. Sua família o lava para cá; diz: “vem para cá, vai para lá”. Seu 1º companheiro diz: “você tem que ser assim”; o professor também. Depois você passa a ser a mulher que lava a roupa e diz: “você não me faça isso, vai por ali”...
Após, passa a ser a verdade: ver, de cima, essa mulher que lava a roupa e entender as duas coisas, por haver participado, digamos, de uma forma yin e de uma forma yang, porquê, ao ser a roupa lavada, você tem uma posição passiva e ao ser a lavadora, você tem uma posição, seria a de visionário, aquele que vê a totalidade e, portanto, pode ver e prever mais do que está vendo, não por um delírio de misticismo, mas por uma conclusão científica.

O cérebro, quando se põe a elucidar a idéia de Deus, se limita, porquê temos uma quantidade de informações na cabeça, se vemos um movimento no chão, imaginamos: é um rato, uma barata, algo caiu. Ouvimos um som e buscamos em nosso arquivo o que nos lembra esse som: “é um carro, ou um cavalo” mas se o cérebro não encontra respostas, fica “doidinho”.isso já sabem.
Essa necessidade de reconhecer o que vê e o que sente, está dentro da capacidade de vida de cada um.
Quando vê uma sombra, reconhece uma pessoa ou um animal, isso está dentro daquilo que já viu na vida. Mas como imaginar Deus? Se nós queremos imaginar Deus, nos encontramos com os limites do cérebro e vamos imaginar Deus fazendo uma salada de todas as coisas bonitas ou grandiosas que nós pensamos, mas sempre vai ser uma idéia de Deus menos que nosso cérebro, porquê foi inventada por ele, unificando. Assim Deus será pouca coisa, sendo menor que nosso cérebro essa idéia.
A Cosmologia, baseada no Tao, parte daquilo que é inexplicável e que você tem que questionar, é como se, de repente, seu íntimo, que ninguém tem que violar, que furar, tirar. O inexplicável é algo que não tem necessidade de ser entendido, o principal é senti-lo.
O cérebro é uma parte que, por mais que se investigue, sempre será inexplicável, porquê é igual à essência do átomo. Vocês sabem que encontraram 12 quartz que compõem o átomo, mas já não têm nome.
Esse centro de informações que é o cérebro, essa caixa de Pandora ou caixa de segredos ou surpresas inexplicáveis que é nossa cabeça, tem a possibilidade de ser administrada.
Pode-se colocar cada coisa em seu lugar. Aí vem o trabalho com o filtro pedras. 

Abra seu filtro, é o livro de estudos.
                                       

domingo, 10 de abril de 2011

A ENERGIA DOS ALIMENTOS E OS CAMPOS DO DIA



Podemos perceber na natureza duas polaridades antagônicas. A primeira, denominada salina, apresenta características de contração,concentração, frieza, enfim tudo aquilo que indica uma tendência à mineralização, esfriamento, cristalização.  A outra polaridade, denominada sulfúrea, se manifesta de maneira inversa, apresentando características de expansão, dilatação e aquecimento, indicando uma tendência à dispersão, volatilização.
O relacionamento entre essas duas polaridades se realiza através de um terceiro elemento, o rítmico denominado mercurial.
(O princípio da trimembração, ou seja, da harmonização de duas polaridades antagônicas através de um terceiro elemento rítmico, tem sua correspondência no ser humano, no reino animal e no reino vegetal )
Segundo a trimembração da planta, a atuação dessas forças difere em cada uma de suas partes.Cada parte é gerada pela continuidade de forças opostas e complementares. As manifestações das forças telúricas(SALINAS) e celestiais(SULFURICAS) interagem incessantemente para este movimento.
Para entendermos melhor este processo podemos observar ,como exemplo, as plantas superiores que dão flores e frutos.
 

Ao semearmos um vegetal, podemos perceber que a energia (Yin) da terra=colo da mãe natureza (1) acolhe a semente=origem da vida (2) (Yang) e permite que ela  possa se manifestar complementarmente. Sua manifestação gerará a interação dessas duas energias, criando uma terceira, o Broto (Yin); o movimento Yin de expansão da semente (Yang).

Com estes movimentos inicia-se a transformação em um processo rítmico de contração e expansão, criando assim o equilíbrio.

Do broto(3) (Yin) são geradas as raízes(4) (Yang) - movimento de contração - que mergulham no solo  e escolhem os minerais que lhe são necessários.
Em seguida, o desenvolvimento do talo(5) (Yin) onde circula a seiva que é "o alimento da planta", o talo é o canal de interligação da energia telúrica com a energia celestial.

Depois  os nós(6) (Yang) aparecem como a concentração da seiva para a formação da folha(7) (Yin.

No crescimento rítmico do caule dá-se a continuidade do movimento da folha (Yin) formando o cálice(8) para dar origem a flor (9) (Yin).

A partir da flor (Yin) dá-se a formação dos frutos onde o cálice (10) (Yang) torna a aparecer para dar origem ao fruto(11) (Yin) .

Neles que estão contidas as sementes(1) . Com a queda do fruto, a semente volta da terra, mantendo assim a continuidade do ciclo da vida. 
Com estas relações, poderemos classificar energeticamente os alimentos, seguindo o ciclo da mãe natureza: 
                                                     SEMENTES - YANG - "Origem da Vida" 1-Cereais ( alimentos ricos em fibras, germens e carboidratos) Ex: arroz, trigo, milho, aveia, centeio, cevada, painço,sorgo, triticale, teff, espelta . Aqui tb entram os considerados pseudocereais como: quinoa,amaranto,trigo sarraceno 2 .Leguminosas:( frutos que nascem em vagem: são alimentos ricos em sais minerais, proteína vegetal, alimentos ácidos. Ex;     grão de bico, ervilhas, lentilhas, fava,amendoim e todos os feijões. 3-Sementes: alimentos ricos em proteína vegetal, óleos e fibras. Ex: gergelim, mostarda, papoula, abóbora, girassol, linhaça... 
BROTOS - YIN:alimentos ricos em sais minerais, vitaminas, água e energia vital (origens crus). Ex: brotos de feijão moyashi,  alfafa,  etc) 
RAÍZES – YANG  1- Raíz: alimentos ricos em fibras, vitaminas, sais minerais. Ex: nabo, beterraba, rabanete, cenoura, bardana, lótus,  gengibre, ginseng, kabu. 2-Tubérculos: alimentos ricos em carboidratos. Ex: mandioca, cará, inhame, batata-doce, mandioquinha, batata, etc.                          
TALOS OU CAULES – YIN - alimentos ricos em fibras, sais minerais, fibras, vitaminas, enzimas. Ex:  talos de todos os vegetais , agrião, espinafre, brócolis, couve-flor, aspargo ...
NÓS - YANG: concentração da seiva do alimento. 
FOLHAS – YIN ; alimentos ricos em clorofila, importantes para a oxigenação celular.1- Folhas verde-claras: alimentos calmantes do sistema digestivo, ricos em água. Ex: alface, acelga, etc.2- Folhas verde-escuras: ricas em clorofila, fibras, alimentos alcalinos e amargos. Ex: agrião, escarola, mostarda, catalônia, dente de leão, espinafre, etc. 
CÁLICE DA FLOR – YANG.
FLOR – YING : alimentos ricos em vitamina D principalmente. Ex: couve-flor, brócolis, alcaparras, etc. 
 FRUTOS – YIN : alimentos ricos em sais minerais, vitaminas. 1-Frutos ácidos: tomate, pepino, berinjela, jiló, maxixe, quiabo, etc. 2-Frutos alcalinos: chuchu, abóbora, abobrinha, etc. 3-todos os alimentos ricos em frutose, portanto carboidratos mais leves. maçã,banana, laranja,mamão,etc

A Cosmologia,segundo Juan Uviedo,  divide o dia em 4 campos :campo de fogo = do nascer do sol até meio dia; campo de terra = do meio dia às 6 da tarde ; campo de água=das 6 da tarde até meia noite e campo de ar= da meia noite às 6 da manhã. 











Fazendo a correspondência teríamos:

Nas horas do campo de  Fogo a energia é Yang   enquanto que no campos de Terra  a energia é Ying .
No horário de  campo de fogo( do nascer do sol até o meio dia) nossa alimentação deveria previlegiar os alimentos de energia yang como sementes, raízes , tubérculos, grãos ...     No horário do  campo de terra ( do meio-dia até o por do sol) a alimentação deveria ser mais ying com brotos,talos,folhas,flores e frutos.
 Não deveríamos nos alimentar após o por do sol como o fazem os monges e muitos povos que tem esse salutar hábito) ,ou seja não deveríamos  nos alimentar nos campos de água e ar



Talvez se seguíssemos  esse movimento da natureza viveríamos muito melhor.
( Esta postagem é um estudo da minha amiga Neide que achei bastante interessante e ,com a devida autorização, resolvi postar aqui para vcs.)
.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Significado do Branco

O Branco é o nosso arquivo, as nossas lembranças, a bagagem de nossa memória.
É aquele que guarda fotos, coleciona coisas, guarda objetos.
Cor cuja função principal é registrar os acontecimentos, a história  através das gerações, representando assim o passado.
Energia de fé que influencia as grandes religiões judaico-cristãs, por isto se associa a questionamentos, de onde vêem os nossos temores provocados pela sensação de pecado, erro e sentimento de culpa.
Representa a origem, família, tradição, antepassados, coisas que devem ser mantidas, por isso o Branco é o regente da conduta, dos bons princípios, da moralidade e honestidade.
Esta energia pode representar bondade, piedade, sinceridade assim como hipocrisia e falsidade. É a dona do medo, crítica e autocrítica que podem gerar insegurança, calúnias, acusações e julgamentos. Tem grande força crítica e autocrítica, e é dona dos conceitos e também dos preconceitos.
Representa o sigo de Gêmeos.